Quando o consumidor tem direito à devolução do dinheiro?

Você comprou um produto ou serviço e agora quer seu dinheiro de volta?

Saiba que você não está sozinho!

Querer desistir de uma compra é mais comum do que se imagina…

Seja por causa da qualidade do produto ou serviço ou porque a mercadoria não funciona, muitos consumidores acabam pedindo a devolução do dinheiro.

Porém, nem sempre a loja é obrigada a aceitar a desistência de uma compra. Sabia disso?

Existem três situações em que você pode exigir reembolso e hoje eu vou te mostrar direitinho quais são elas.

Você vai ver aqui:

  • 1. Produto com defeito: o reembolso nem sempre é obrigatório
  • 2. Compra online: 7 dias para desistir da compra
  • 3. Descumprimento da oferta: não aceite o que você não comprou

A partir dessa leitura, você vai entender quais são as regras específicas e quais são os direitos do consumidor em cada caso.

1. Produto com defeito: o reembolso nem sempre é obrigatório

Muitas pessoas sabem sobre a possibilidade de ter seu dinheiro reembolsado se o produto ou serviço apresentar algum defeito.

No entanto, o que nem todo mundo sabe é que existem algumas regras…

Diferente do que muitos podem pensar, o vendedor não é obrigado a devolver seu dinheiro imediatamente.

Antes de tudo, ele vai ter um prazo de 30 dias para realizar os reparos, deixando o produto em perfeitas condições estéticas e de uso.

Se o conserto não for feito dentro do prazo, aí sim, é possível exigir uma das opções abaixo:

  • a substituição do produto por outro igual, em perfeitas condições de uso
  • a devolução do dinheiro que você pagou, com correção monetária e sem prejuízo de eventuais perdas e danos
  • o abatimento proporcional do preço na troca por outro produto

Porém, se o produto continuar a apresentar defeito depois do reparo, ou se o problema for impossível de ser consertado, você tem direito à troca imediata do produto ou seu dinheiro de volta.

Ah, também é importante destacar que o reparo não pode comprometer a qualidade do produto e nem diminuir o valor de mercado.

Isso é muito comum na compra de carros, por exemplo.

Em muitos casos, a troca das peças com defeito pode prejudicar o valor de revenda, principalmente se o problema afetou a parte estrutural do carro.

Ou ainda, no caso de eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos (geladeira, celular, notebook, etc).

Muita atenção, porque alterações na estrutura do produto ou troca de peças importantes, como placa-mãe ou motor, podem diminuir bastante o valor do produto no mercado.

Diante dessas situações, você pode exigir o seu dinheiro de volta logo de cara ou, se preferir, a substituição ou abatimento mencionados acima.

Mas cuidado que você não pode reclamar do defeito quando bem entender. 

Existe um prazo limite para reclamação!

Qual é o prazo para reclamar de um defeito no produto ou serviço?

O prazo para informar a loja sobre o defeito vai depender se o produto ou serviço é:

  • durável: que pode ser usado várias vezes durante longos períodos, como veículos, celulares, eletrodomésticos, pintura, construção de uma casa, etc
  • não durável: de pouca durabilidade ou que se acaba com o uso, como roupas, cosméticos, alimentos, serviço de faxina ou jardinagem, etc

Para serviços e produtos não duráveis, o prazo é de 30 dias para reclamar sobre o defeito.

Já para serviços e produtos duráveis, o prazo é de 90 dias para informar a loja sobre o problema.

Nesses dois casos, se o defeito for algo visível e fácil de ser percebido, o prazo começa a contar a partir do dia que você recebeu o produto ou a partir do fim do serviço.

No entanto, se o defeito for oculto, isto é, só se manifesta depois de certo tempo de uso, o prazo começa a correr a partir da data que você percebeu o problema.

2. Compra online: 7 dias para desistir da compra

Se você realizou uma compra fora do estabelecimento comercial, seja pela internet, por telefone ou por qualquer outro meio remoto, tem o direito de se arrepender da compra e pegar seu dinheiro de volta. 

Sabia disso?

É o chamado direito de arrependimento, que garante um prazo de até 7 dias úteis para você refletir se o produto ou serviço correspondeu às suas expectativas e se você realmente vai querer a aquisição.

E não importa o motivo da desistência!

Por exemplo, pode ser que você tenha comprado um produto do tamanho errado ou apenas percebeu que não vai precisar do serviço que contratou.

Inclusive, você não é obrigado a apresentar nenhuma justificativa, basta demonstrar interesse em desistir da compra e o vendedor vai ter que devolver seu dinheiro.

E o melhor é que você não vai ter que pagar nenhuma taxa de desistência e também não precisa arcar com o frete da devolução. Todos os gastos são por conta da loja.

Mas lembre que o prazo para essa desistência é de 7 dias, contados a partir do recebimento do produto ou da assinatura do contrato.

Depois desse período, a loja não é obrigada a devolver seu dinheiro.

Ah, e esse direito só é válido para compras realizadas de forma remota.

Se você foi até o estabelecimento comercial, a lei não obriga o vendedor a trocar o produto ou serviço por outro e nem devolver o valor pago.

Afinal, ao ir até a loja física, você já teve a oportunidade de ver o produto em mãos ou testar o serviço, então a lei entende que você não precisa do prazo de 7 dias para reflexão.

Nestes casos, a possibilidade de ter seu dinheiro de volta vai depender da política de devolução da própria loja.

Se a loja concordar em devolver seu dinheiro, tenha em mente que isso não passa de uma cortesia do vendedor, e não uma obrigação legal.

3. Descumprimento da oferta: não aceite o que você não comprou

Outra situação que acontece muito é você abrir o produto ou começar a usar o serviço e perceber que, na realidade, ele é bem diferente daquilo que o vendedor anunciou.

Nestes casos, também existe a possibilidade de exigir a devolução do seu dinheiro!

Vou dar alguns exemplos para você entender melhor.

Exemplo 1:

Imagine que você viu um anúncio de um plano de internet que prometia 300 mega de velocidade e decidiu contratar o serviço.

No entanto, após alguns dias usando a internet, você decidiu fazer um teste e notou que a velocidade só chega a 250 mega, e não aos 300 mega que você havia contratado.

Ou seja, a operadora de internet não está entregando o que foi prometido no anúncio.

Exemplo 2:

Imagine que você comprou um sofá na cor preta e pediu para a loja entregar no seu endereço.

Porém, no lugar do sofá que você escolheu, a loja entregou um sofá na cor bege.

Ao entrar em contato com a loja para falar sobre o erro, o vendedor informa que não tem o sofá preto em estoque, por isso eles decidiram enviar o sofá bege.

Você pagou pelo sofá preto e estava esperando receber esse produto, mas a loja não cumpriu com o prometido.

Muito injusto, não é mesmo?

Felizmente, o Código de Defesa do Consumidor te protege contra esse tipo de situação.

Se a loja ou vendedor não cumprir o que ofereceu, você pode escolher entre três opções:

  • Pedir a devolução do valor pago
  • Exigir que a oferta seja cumprida conforme o divulgado
  • Aceitar outro produto ou serviço no lugar daquele que foi ofertado

De qualquer forma, saiba que você não é obrigado a ficar com um produto ou serviço diferente do que adquiriu e pode exigir a devolução de todo o valor.

Conclusão

Pronto! Agora você já sabe quando pode devolver um produto ou cancelar um serviço e quais critérios deve preencher para ter seu dinheiro de volta.

Como você viu, a lei garante a proteção do consumidor em pelo menos três situações:

  • Em caso de produto com defeito, se a loja não respeitar o prazo para reparo
  • Se a compra for realizada fora da loja física, desde que você solicite a devolução em 7 dias
  • Se o produto ou serviço for diferente do que foi vendido para você

Caso você se enquadre em alguma dessas opções, mas a loja ou vendedor se recusa a fazer o reembolso, você pode recorrer aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, ou à Justiça.

Nestas situações, é essencial contar com o auxílio de um advogado especialista para garantir que seus direitos sejam respeitados.

Espero que esse post tenha respondido suas dúvidas, mas se ficou alguma questão é só chamar!

Até a próxima!

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